BUSCA POR EMPREGO - Plataforma inclusiva de empregos

 

Aprendendo como vencer a timidez numa entrevista de emprego.


 

Image

Todos nós (exceto raras exceções) já sentimos um nó na garganta ao pensar em falar em público, ou suor frio escorrendo pelas costas enquanto aguarda uma entrevista de emprego. As bochechas vermelhas de vergonha ao falar algo que talvez não tenha a aprovação das pessoas ao redor, ou então, o sentimento de ser completamente incapaz de dizer o que sente a aquela pessoa especial, afinal o “fora” seria terrível…

A timidez parece algo tão comum que não paramos para pensar nela com grande frequência. Os sentimentos de uma pessoa tímida dificilmente são conhecidos e expressados, fazendo com que os(a) tímidos(a) sejam facilmente incompreendidos e deixados de lado. 

Os introvertidos - definidos pelo psiquiatra suíço Carl Jung como aqueles cuja atenção está mais voltada ao mundo interior do que ao exterior - são frequentemente percebidos como retraídos, inseguros e hesitantes.

Já o profissional que apresenta algum grau de timidez - um caso diferente da introversão - também sai perdendo: seu comportamento pode fazer com que seja subestimado, ignorado e eventualmente reprovado na etapa presencial dos processos seletivos.

Como, então, lidar com essa situação? A seguir, confira 5 táticas que podem ajudar você em seus próximos encontros com recrutadores:


1. Invista fortemente na sua preparação
A recomendação vale para todos, mas pode ajudar ainda mais os tímidos e introvertidos. Além de pesquisar o máximo possível sobre a vaga e a empresa em questão, é fundamental estudar com afinco a sua própria história profissional.

Refletir sobre as suas próprias competências e entregas permite criar um discurso claro, conciso e objetivo sobre você mesmo - o que trará muita calma e segurança para a hora da entrevista. “Não vá com falas ensaiadas, mas vá preparado”, diz Jacqueline. “Quanto mais pronto você se sentir, mais descontraída será a conversa com o recrutador”.

2. Antes da entrevista, faça algo muito relaxante
Para Alessio Sandro consultor da Busca Por Emprego, realizar uma atividade que sempre acalma os seus ânimos é um investimento estratégico para os momentos de tensão que antecedem a entrevista. A sua "arma secreta" contra o nervosismo pode ser uma música, um livro ou mesmo um exercício de respiração, por exemplo.

O importante é chegar à entrevista com o espírito relaxado. Também vale sair com antecedência para evitar atrasos, além apostar em roupas confortáveis e adequadas ao dressing code do possível contratante. “Faça tudo antes para que, na hora H, a tensão seja a mínima possível”, diz o especialista.

3. Não tente parecer extrovertido
Na hora da entrevista, o pior erro que você pode cometer é tentar simular uma personalidade que não é a sua. “Se você é tímido ou introvertido, isso ficará claro para o entrevistador logo de cara”, diz Jacqueline. “Não adiantará nada fingir que você é extrovertido”.

Além de não funcionar, continua a especialista, o artifício pode deixar você ainda mais tenso. Ao desistir das máscaras, aumentam as chances de você relaxar e mostrar o melhor lado de si mesmo.

4. Não tenha pressa de responder
Em artigo no LinkedIn, a psicóloga norte-americana Marla Gottschalk explica que o introvertido normalmente precisa de mais tempo do que o extrovertido para processar informações e elaborar reações. Em outras palavras, ele prefere atrasar ligeiramente uma réplica para que ela seja a mais ponderada possível.

Se você se identifica com essa característica, a dica é não se afobar quando o entrevistador fizer uma pergunta. “Claro que não dá para ficar meia hora pensando antes de falar, mas, se a sua resposta vai ser melhor se você refletir um pouco mais, faça isso”, diz Alessio Sandro da Busca Por Emprego.

5. Fale o máximo possível sobre as suas paixões
De acordo com Alessio Sandro da Busca Por Emprego, a maioria das pessoas costuma relaxar quando conversa sobre aquilo que ama. “Uma boa forma de se sentir mais à vontade numa entrevista é tentar falar sobre as suas paixões e também sobre os seus sucessos”, explica ele.

Mais uma vez, uma boa preparação faz toda a diferença. Quanto mais você dominar o seu próprio discurso, diz Alessio Sandro da Busca Por Emprego, mais facilmente encontrará brechas para falar sobre aquilo que faz os seus olhos brilharem e os nervos se afrouxarem.