BUSCA POR EMPREGO - Plataforma inclusiva de empregos

 

Como fazer um currículo


 

Todos nós sabemos a dificuldade que é elaborar um currículo que se destaque dos demais. Temos diversos modelos na internet, mas nem sempre encontramos um ideal para nossa situação. A Busca Por Emprego te ajuda a criar um currículo perfeito. Siga as devidas orientações abaixo. 

1. Dados pessoais ou dados para contato
 

Em um currículo existem informações de contato que se deve incluir e outras que não é tão recomendável.

A) Dados que devem incluir em seu Currículo

Nome e sobrenome.  Essa informação será a única parte que terá um tamanho de letra superior a todo resto do conteúdo do seu Currículo se você desejar.
Localização. É importante que mencione a cidade e o pais que você está.  Existem países como Estados Unidos, que pedem para que escreva seu endereço, mas por questões confidenciais, cada vez se utiliza menos.
Telefone. Atualmente já não se recomenda os telefones fixos, apenas celular para que possa responder com rapidez o momento de ser contatado.
E-mail. Lembre-se que é necessário incluir um e-mail profissional, e a recomendação é que não contenha apelidos, apenas nome e sobrenome.
Blog ou website.  Se você tem uma web site ou um blog que está relacionado com a vaga que você deseja, é importante que comparta o link, ajuda para se destacar dos outros candidatos.
Perfil de LinkedIn. A rede social empresarial LinkedIn se converteu na principal plataforma para confirmar se é verdadeiro o perfil de trabalho e conhecer com maior profundidade os candidatos. Atualiza seu perfil e não duvide em incluir.

Sua data de nascimento. Para evitar que seu currículo sofra discriminação pela sua idade, seja por ser muito jovem ou com uma idade mais avançada para vaga oferecida, se recomenda nunca escrever a idade.  
Não incluía dados errados ou falsos já que isso pode ser negativo para sua candidatura. Sempre verifique duas vezes as informações que colocou!

 

2. Objetivo professional: Sobre você.

Depois de colocar sua informação de contato, é o momento de escrever um breve paragrafo descritivo onde explique que seu perfil de trabalho mais detalhado possível. É importante que descreva seus objetivos profissionais e exponha porque é a pessoal ideal para vaga com base nas suas experiências e habilidades que possui. Se trata de uma breve descrição pessoal para seu Currículo.

O ideal é utilizar o sujeito implícito, ou seja, ao invés de “sou um administrador com, mas de cinco anos de experiência” deve escrever “ administrador com mais de cinco anos…” Mencionar os anos de experiência
Se já trabalhou em empresas internacionais ou importantes, menciona-las.
Acrescentar características que te diferencie dos outros candidatos (valores ou habilidades que considere relevante)
Focar em suas realizações, não apenas nas tarefas diárias.

Evite incluir frases egocêntricas, exageradas o que não agrega valor em seu perfil. Lembre-se que cada detalhe do seu Currículo conta e esta frase, será o que permitirá ao recrutador ter uma visão geral do seu perfil.

 

3. Experiência de trabalho e professional

Se você tem poucas experiências de trabalho, é melhor colocar esse parágrafo depois da sua “ formação acadêmica”, mas se você tem suficiente trajetória, este será o parágrafo principal e mais importante do seu Currículo.

Inicie em ordem cronológica inverso onde o último posto de trabalho ou o atual esteja primeiro.
Escreva a data de início e termino da sua experiência de trabalho, e se ainda está trabalhando especifique com a palavra “presente” ou “atual”.
Nome da empresa
Título do cargo ocupado
Cidade e pais
Ao menos três frases descrevendo suas tarefas e realizações nessa empresa. Descreve-las com verbos e dados concretos que demostrem os resultados obtidos.

Evite incluir resultados falsos e datas de trabalho incorretas. A falta de legitimidade de informação pode ser um erro prejudicial para sua candidatura. Claro que se pode embelezar a informação para destacar suas habilidades, mas não è necessário mentir.

 

4. Formação acadêmica ou educacional

Este parágrafo também se escreve em ordem cronológica inversa. As considerações que deve levar a cabo para escrever este parágrafo são as seguintes:

Inicie com seu grau formação mais alta; Inclua os três últimos níveis de estudo e Mencione as datas de obtenção do diploma.

B) O que não incluir no item Educação

Evite incluir certificados vencidos ou estudos mais antigos que não tenham mais validez. É melhor se atualizar e incluir diplomas que possam pesar mais a seu perfil e que não desvalorizem.se podes atualizar seus certificados de cursos curtos ou idiomas, não duvide em fazer para se manter atualizado seu perfil.

 

5. Habilidades e qualificações

Em alguns modelos de currículo este paragrafo engloba as habilidades pessoais e os programas de software que o candidato domina. Incluindo, as combinações entre ambas.

Pode eleger entre: trabalho em equipe, solução de conflitos, fácil adaptação, pontualidade ou também, Photoshop, ilustrador, office, Google Ads, etc.

 

6. Idiomas

Em um mundo cada vez mais globalizado, falar mais de um idioma é quase uma obrigação. É importante que indique qual idioma fala, lê ou escreve. Mencione o nível que domina para que os recrutadores saibam se seu perfil é mais convincente do que dos demais.

Em casos com Inglês ou Espanhol, pode ser útil indicar de que região se trata: inglês de Austrália, estados unidos, reino unido ou se seu espanhol é da Espanha ou América Latina.

Ainda que pareça obvio, evite mentir sobre seu nível de domínio da língua, sendo ela escrita ou oral do idioma que mencione. Não se esqueça que durante a entrevista de trabalho certamente te faram uma prova ou uma parte dela em algum outro idioma para avaliar suas capacidades. É melhor ser honesto e não passar por um mau momento.

 

7. Interesses

Está cada vez mais comum que as empresas façam um lado de sua tendência capitalista de considerar o empregado como um número a mais e comece a ver seu lado ser humano. Por isto, o parágrafo interesse permite ao recrutador ter uma ideia de como você é.

Seus gostos, interesses e afincoes dizem muito sobre você, não é o mesmo um perfil que escuta música e assiste a shows do que um que joga futebol. Dependendo do que faz pode se ver se è uma pessoa mais solitária o que busca mais um trabalho em equipe.

 

8. Um currículo com ou sem foto

Colocar ou não foto é um tema de discursão na criação do seu currículo. Existem pessoas que afirmam que não se deve colocar e também pessoas que asseguram que sim.

A realidade é que depende do pais onde você pretende aplicar para vaga. Nos Estados Unidos por exemplo não se pede uma foto no Curriculo porque consideram como um elemento que incita a discriminação. Em troca, em outros países como Espanha ou alguns lugares da América Latina é de custo-me enviar uma fotografia para dar se uma ideia mais completa do perfil do candidato.

Afinal, depende do país e do seu próprio critério. Mas se decide utilizar uma fotografia, tenha o cuidado de ser amigável sem perder o toque profissional. Seu rosto deve aparecer completo na foto, as vezes um rápido sorriso indica uma maior confiança. O objetivo é que se veja a seu lado natural e que deixe uma boa impressão. Mas o importante é que te represente e se sinta você mesmo.

 

9. Modelo de Curriculo Pronto para você editar gratuitamente.

  Este Curriculo 1 é seu para você editar.

  Este Curriculo 2 é seu para você editar.

  Este Curriculo 3 é seu para você editar.